SOMOS um sítio virtual enganchado na web desde maio de 2000, quando meu amigo e analista de sistemas Anfremon Monteiro provocou-me com as seguintes palavras: "Eu entro com o desenho da página e você, com o conteúdo dela". Topei. Topamos.

DE lá para cá, aquilo que inicialmente se nos apresentou como um simples exercício de exploração despretensiosa de algumas das inúmeras possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação, ganhou uma proporção inimaginável.

DOS meus próprios textos e daqueles que passei a escrever semanalmente com pessoas simples e anônimas de Manaus, os quais resultaram no livro RETRATOS FALANTES, que haverei de publicar em 2015, avançamos para a edição virtual da PRIMEIRA ANTOLOGIA com novos poetas amazonenses.

PIONEIROS nesse campo, também o fomos no que tange à criação dos primeiros E-BOOKS de autores amazonenses, com a publicação de mais de vinte trabalhos em vários gêneros textuais, incluindo a poesia. Essa investida nos proporcionou algo inédito, traduzido na publicação do primeiro e único livro virtual do grande e saudoso poeta Aníbal Beça. Chama-se Gomos do Silêncio.

ANIMADO com o progresso da página, convidei e o professor José Seráfico aceitou abrir caminho no espaço de opinião que imediatamente passou a ser um dos principais pontos de atração de internautas que aportam em nosso site, onde hoje figuram, além do próprio Seráfico, Flávio Lauria, Osiris Silva, Welton Oda, Orlando Silva e Gil Ferreira. O material que eles já postaram é suficiente para fazermos alguns livros de excelente qualidade, projeto que alimentamos faz algum tempo.

TAMBÉM o era alterar a figuração gráfica e editorial desta home page.

POR ISSO, quando, dia desses, meu amigo Anfremon Monteiro,  o Mon, pessoa por quem tenho profundo apreço, aventou a possibilidade de colocá-la numa template moderna, fui tomado por um sopro de alegria, pois há muito vinha prometendo isso aos nossos articulistas. Afinal,  repaginar graficamente a página seria uma forma de prestigiar o trabalho que eles aqui realizam no que tange ao exercício de opinar. 

COMEÇAMOS, então, por dar-lhe um cabeçalho no qual reservamos um espaço para instalar uma foto minha - por que eu haveria de me esconder atrás da página? - e frases que serão alteradas diariamente.

CRIAMOS, em seguida, o espaço PALAVRA FACULTADA, que será preenchido não com matérias jornalísticas - os jornais e portais convencionais já fazem isso com manifesta "eficiência"- mas sim com textos que serão essencialmente argumentativos a propósito de fatos relevantes, por seus aspectos positivo ou negativos.

PASSAMOS, depois, à criação de três novos espaços: CLICKADA, VARANDA E ECHO VOX.

EM CLICKADA, o objeto serão fotos, como as inaugurais do médico, músico e fotógrafo Anfremon D´Amazonas.

VARANDA, como o próprio nome sugere, é um espaço com duplo significado: ver e ser visto. Imaginei-o de olho na máxima glauberiana "Uma câmera, mil idéias". Usarei o celular para realizar N coisas que ele possibilita. 

ECHO VOX funcionará como uma espécie de QUIZ cujas respostas remetem a políticos amazonenses, da atualidade e do passado recente. O espaço abrirá caminho para nossa futura RADIO na web.

POR uma questão de economia no processo de reconfiguração gráfica e editorial desta página, não importamos todo os artigos e textos literários que nela publicamos desde 2000. Aos poucos haveremos de fazer isso, republicando, mensalmente,  por exemplo, E-BOOKS  dentre os que integram nosso catálogo.

Enfim,  bem vindo internauta.

Se gostar do nosso site, por favor, compartilhe-o com outras pessoas.

Carlos Branco
Editor

Anfremon Monteiro
Consultor técnico